Movimentos sociais, redes virtuais e mídia alternativa no junho em que “o gigante acordou”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p73-93Palavras-chave:
Movimentos sociais. Mobilização. Comunicação. Redes virtuais. Mídia alternativa.Resumo
Este estudo é sobre as grandes manifestações civis brasileiras iniciadas em junho de 2013, com o objetivo de identificar os principais aspectos que as caracterizam, além de entender a presença das redes sociais e da comunicação alternativa no processo. Trata-se de uma primeira abordagem baseada em pesquisa bibliográfica e na observação assistemática das manifestações simultaneamente a sua realização, e por meio de redes virtuais e seguimento de coberturas da imprensa convencional e de meios de comunicação alternativos. Conclui-se que a sociedade civil mostrou sua força, evidenciou a existência de um universo da comunicação maior do que o da grande mídia. As mídias alternativas ganham formas de expressão e capacidade de democratizar conteúdos por meio de tecnologias que facilitam as conexões e a formação de novas redes, as virtuais, porém sem desconsiderar das demais, as básicas e as político-sociais e presenciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.