A revista Gibi e a consolidação do mercado editorial de quadrinhos no Brasil

Autores

  • Waldomiro Vergueiro Universidade de São Paulo
  • Roberto Elísio dos Santos universidade municipal de são caetano do sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p175-190

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, publicações de quadrinhos, revista Gibi, quadrinhos brasileiros

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa que teve como principal objetivo demonstrar a trajetória da produção editorial de histórias em quadrinhos no Brasil ao longo do século XX. Nesse período, pode ser percebida a passagem da referência europeia para a norte-americana em relação às histórias em quadrinhos e também aos formatos editoriais adotados. A análise da revista Gibi, uma das mais importantes do mercado editorial nacional, ajuda a ampliar a compreensão das mudanças nessa área.

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Biografia do Autor

  • Waldomiro Vergueiro, Universidade de São Paulo
    Professor titular do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP
  • Roberto Elísio dos Santos, universidade municipal de são caetano do sul
    Professor do Programa de Mestrado em Comunicação e da Escola de Comunicação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS); pós-doutor em Comunicação pela ECA-USP; vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Vergueiro, W., & Santos, R. E. dos. (2014). A revista Gibi e a consolidação do mercado editorial de quadrinhos no Brasil. MATRIZes, 8(2), 175-190. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p175-190