Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Mecatrone é uma revista eletrônica colaborativa de caráter científico, tecnológico e educacional organizada pelo PET Automação e Sistemas do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A revista tem como objetivo fomentar a escrita e a leitura de artigos científicos por parte dos alunos de graduação e a colaboração entre eles. Utilizando o sistema Ahead-of-Print, será possível visualizar e comentar em artigos assim que submetidos, para que o autor possa fazer melhorias até a data do fechamento do número da revista. São aceitos artigos que contemplem as áreas de Engenharia Mecatrônica e relacionadas.

 

Políticas de Seção

Artigos

Nessa seção se encaixam artigos científicos sobre os temas de Engenharia Mecatrônica e relacionados. Serão aceitos trabalhos que possam ter sido abordados por uma matéria de graduação, iniciação científica, trabalho de formatura, pesquisas independentes, análise formal de questões, entre outros. Para serem aceitos, tais trabalhos deverão obedecer as normas de forma de um artigo científico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Textos Livres

Essa seção é designada para textos livres na área de Engenharia, como por exemplo, resolução de exercícios, entrevistas, análise de algum equipamento, etc...

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Mecatrone aceita dois tipos de textos: Artigos científicos e textos livres.

Artigos científicos devem atender às normas para textos científicos e, quanto à forma, às instruções contidas aqui. A primeira etapa de avaliação será feita por um bibliotecário para avaliação da forma do artigo. Posteriormente, o texto será avaliado por dois avaliadores no sistema duplo-cego, onde o conteudo é analisado. Após a aprovação, o texto será publicado.

Textos livres passarão apenas pela avaliação de conteúdo que será feita por um ou dois avaliadores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...