Élémir Bourges e o cânone decadentista e simbolista na literatura francesa

Autores

  • Sidney Barbosa Universidade de Brasília. Instituto de Letras. Departamento de Teoria Literária e Literaturas
  • Rosária Cristina Costa Ribeiro Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p100-114

Palavras-chave:

Decadentismo, Simbolismo, Cânone literário francês, Élémir Bourges

Resumo

O artigo intenta fazer uma reflexão sobre as condições instáveis e frouxas com que se sustentam os cânones artísticos de várias modalidades, de lugares e épocas diferentes e de contextos políticos, culturais, históricos e estéticos distintos. Apregoa que essa instabilidade é devida mais a essas situações externas às obras do que às suas realidades internas. Por fim, após refletir sobre as características gerais do Simbolismo francês, apresenta o caso do escritor Élémir Bourges, autor que apresenta recentemente sinais de inserção no cânone simbolista-decadentista francês. Este fato é devido, talvez, à complexidade de sua obra que vai desde o gênero romance histórico, típico da prosa romântica, como ocorre, por exemplo, no seu romance Sous La Hache, até seu drama mítico, materializado em La Nef, passando pelo romance Le Crépuscule des dieux. Deste modo, pode-se afirmar que se Bourges caiu nas graças da crítica sua contemporânea, no entanto falhou em atingir o público.

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Biografia do Autor

  • Sidney Barbosa, Universidade de Brasília. Instituto de Letras. Departamento de Teoria Literária e Literaturas

    Licenciou-se em Letras (1975) em Português-Francês, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (SP), faculdade estadual que se tornou depois uma Unidade da UNESP. Possui Especialização no Ensino de Língua Francesa (1977) e Maîtrise en Lettres Modernes (1982), ambas pela Université de Poitiers, Doutorado em Língua e Literatura Francesa (1990), pela Universidade de São Paulo e Livre-Docência em Teoria e Crítica do Romance (2005), pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. Realizou estágio de pós-doutorado (1998-1999) na Université de Paris VIII - Vincennes-Saint Denis e foi ?professeur invité? na Université de La Rochelle, no ano letivo 1999-2000, ocasião em que lecionou as disciplinas Português do Brasil e Cultura luso-brasileira. Foi professor de Língua e Literatura Francesa da UNESP, de 1979 a 2009, instituição em que se aposentou neste posto. Atualmente é professor adjunto III, efetivo, de Literatura Francesa do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL - da Universidade de Brasília.

  • Rosária Cristina Costa Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras

    Graduação em Letras Português/Francês, pela FCL UNESP - Araraquara, mestre em Estudos Literários da FCL de Araraquara, intitulada O papel da espacialidade em Quatrevingt-treize de Victor Hugo, e, Doutora no mesmo programa com a tese O Romance histórico francês no século XIX: HUGO, ÉLÉMIR E BALZAC. Atualmente, é professora Adjunta no Setor de Língua Francesa da Faculdade de Letras, Fale, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Élémir Bourges e o cânone decadentista e simbolista na literatura francesa. (2017). Non Plus, 5(10), 100-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p100-114