Análise do uso dos comentários dos leitores de jornais por parte da imprensa – uma categorização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131451

Palavras-chave:

Comentários de leitores, Ciberjornalismo, Categorização de usos.

Resumo

Apontado como um dos exemplos mais visíveis da postura participativa das audiências na internet, os comentários de leitores nem sempre interferem na rotina dos veículos e boa parte das vezes são ignorados pelos produtores de mídia. Às vezes, algumas postagens deixam o limbo e ganham destaque na rotina dos veículos. Assim, a proposta deste artigo é apresentar uma catalogação de alguns modelos de uso desse conteúdo pela mídia, e entender como e por que razão, em alguns casos, as postagens são utilizadas pela imprensa. O recorte inclui o acompanhamento de 22 veículos que oferecem a possibilidade de comentar entre jornais impressos, revistas e portais no Brasil, tendo como critério de seleção a tiragem e a circulação. O resultado aponta para uma frequência e tipologia de uso bem aquém da sua potencialidade.

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Biografia do Autor

  • Lucas Reino, UFMA
    Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão, graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Anhanguera, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Thaísa Bueno, UFMA
    Professora da Universidade Federal do Maranhão, jornalista, especialista em Imagem e Som; mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Análise do uso dos comentários dos leitores de jornais por parte da imprensa – uma categorização. (2017). Novos Olhares, 6(1), 75-89. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131451