Relações de gênero nos estudos de recepção e de consumo midiático: as perspectivas das teses e dissertações em comunicação entre 2010 e 2015

Autores

  • Tainan Pauli Tomazetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Coruja Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131734

Palavras-chave:

Relações de gênero, Recepção, Consumo midiático.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um panorama de pesquisas de recepção e consumo midiático, a partir do recorte de relações de gênero, tendo como materiais de análise teses e dissertações desenvolvidas nos programas de pós-graduação em comunicação no período entre 2010 e 2015. Das 191 pesquisas de recepção e consumo midiático coletadas no período de nosso levantamento, apenas quinze tematizaram relações de gênero, sendo que oito são estudos de recepção e sete de consumo midiático Desse total, doze pautam suas reflexões a partir do âmbito de estudos feministas, considerando-se aquelas pesquisas que contemplam de alguma forma as lutas sociais das mulheres relativas à dominação masculina; três estudos contemplam as perspectivas queer e/ou das homossexualidades; e um reflete relações de gênero pelo viés das masculinidades

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Biografia do Autor

  • Tainan Pauli Tomazetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação e Informação, na linha de pesquisa Cultura e Significação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, também pela UFSM. Membro do grupo de pesquisa Processos Comunicacionais: Epistemologia, Midiatização, Mediações e Recepção (Processocom).

  • Paula Coruja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Jornalista com Masters of Business Administration (MBA) em Administração e Marketing, com experiência em Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Edição.

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Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Relações de gênero nos estudos de recepção e de consumo midiático: as perspectivas das teses e dissertações em comunicação entre 2010 e 2015. (2017). Novos Olhares, 6(1), 115-128. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131734