A filmagem acidental dos acontecimentos e o regime visual do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.151794Palavras-chave:
Regime Visual, Imagens Amadoras, Análise da ImagemResumo
Este artigo discute, no regime contemporâneo das imagens, a prevalência do ímpeto documental, do apelo realista e de uma estética da urgência associada à ubiquidade das câmeras. Para tanto, toma como objeto de análise alguns registros em vídeo dos atentados contra o World Trade Center, em setembro de 2001. Entende-se aqui que o acontecimento em questão representa um marco neste novo regime visual. O primeiro, no século XXI, a contar com uma elevada quantidade de vídeos e fotografias de amadores. Priorizaremos a observação dos três registros que documentam, acidentalmente, o choque do primeiro avião e remetem mais diretamente a um regime visual no qual convivem os fenômenos, a princípio antagônicos, de espetacularização e vigilância.
Downloads
Referências
AUMONT, J. O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
BAZIN, A. Sobre Why we fight. In: ______. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 41-46.
BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: visibilidade e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 11, n. 24, p. 110-124, 2004.
______. Estética do flagrante: controle e prazer nos dispositivos de vigilância contemporâneos. Revista Cinética, [S.l.], 2007.
Disponível em: http://bit.ly/2JIrEB2. Acesso em: 13 maio 2019.
COMOLLI, J. Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Contraponto: Rio de Janeiro, 2012.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ______. Conversações, São Paulo: Editora 34, 1992. p. 219-226.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ECO, U. A obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1968.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
FRIEND, D. Watching the world change: the stories behind the images of 9/11. New York: Picador, 2006.
GLANZ, J. A rare view of 9/11, overlooked. The New York Times, New York, 7 set. 2003. Disponível em: https://nyti.ms/2wlQ2j6. Acesso em: 25 maio 2017.
JOST, F. O saber do espectador e o saber do telespectador. Significação, São Paulo, v. 31, n. 21, p. 63-84, 2004.
LYON, D. 11 de setembro, sinóptico e escopofilia: observando e sendo observado. In: BRUNO, F.; KANASHIRO, M.; FIRMINO, R. (org.). Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 115-140.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
MENICK, J. Real-time futures: five notes on the work of Wolfgang Staehle. Parachute, Montreal, n. 113, 2004. Não paginado.
RODNEY, L. Real time, catastrophe, spectacle: reality as fantasy in live media. In: KING, G (org.). The spectacle of the real. Bristol: Intellect, 2005. p. 37-46.
SINGER, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 95-126.
ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real! São Paulo: Boitempo, 2003.
Filmografia
st PLANE crashing into World Trade Center. [filme amador] Direção: Jules Naudet. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 14 seg.
[videoinstalação]. Direção: Wolfgang Staehle. Estados Unidos, Galeria Postmasters, 2001.
/11. Direção: Gédéon Naudet, James Hanlon. Prod. CBS. Estados Unidos, 2002, 112 min.
Empire 24/7. [videoinstalação]. Direção: Wolfgang Staehle. Alemanha, ZKM, 1996.
Empire. Direção: Andy Warhol. Prod. Andy Warhol. Estados Unidos, 1968, 485min.
Raw 9/11: Footage from a Hotel Window. [filme amador]. Direção: desconhecido. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 25 min.
Why we fight. Direção: Frank Capra. Prod. Governo dos Estados Unidos. Estados Unidos, 1942-1945, 401min.
WTC 1st attack. [filme amador]. Direção: Pavel Hlava. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 17 seg.
WTC 2st attack. [filme amador]. Direção: Pavel Hlava. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 2min 26seg.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.