O Folhetim e a Canção: A Representação do Negro e das Identidades Periféricas na Televisão Brasileira

Autores

  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo
  • Rosana Soares

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69825

Palavras-chave:

Telenovela, Música popular brasileira, Representação do negro na mídia, Rede Globo

Resumo

Este artigo se propõe a oferecer uma discussão acerca da forma pela qual as trilhas musicais das novelas expressam, nem sempre em absoluta consonância com as narrativas a que estão vinculadas, a questão da representação do negro na televisão brasileira. Com esse objetivo, buscamos realizar uma análise da relação entre as telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão a partir década de 1960 com as trilhas musicais que as acompanharam, formadas inicialmente por canções compostas especialmente para essa finalidade e, posteriormente, por coletâneas musicais. Por essa via, esse texto se propõe a analisar a produção televisiva nos termos de suas transformações e de sua função identitária, apoiando-se nos estudos culturais e nas teorias do discurso, além dos campos do audiovisual em suas formas verbais, visuais e sonoras.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo

    Graduado em Música Popular e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e, atualmente, pós-doutorando na School of Media da Birmingham City University (BCU). É professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da mesma instituição.
    E-mail: eduvicente@usp.br

  • Rosana Soares
    Doutora em Ciências da Comunicação, professora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pós-doutoranda no King’s College London (bolsista Fapesp). Autora de Margens da Comunicação: discurso e mídias, e de diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E-mail: rolima@usp.br

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O Folhetim e a Canção: A Representação do Negro e das Identidades Periféricas na Televisão Brasileira. (2013). Novos Olhares, 2(2), 28-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69825