A criação do teatro nacional? Alencar, Machado e a cena dramatúrgica brasileira

Autores

  • Jorge Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2011.114768

Palavras-chave:

teatro realista, José de Alencar, Machado de Assis

Resumo

Este artigo reflete acerca da concepção dramatúrgica da geração de intelectuais brasileiros, capitaneada por José de Alencar e Machado de Assis, que, por volta de 1850, tencionou forjar, nos palcos nacionais, uma concepção inovadora para a dramaturgia da época, a saber, o Realismo teatral – um misto de reflexões morais e reprodução dos problemas sociais. A ascensão e queda dos “dramas de casaca”, a polêmica com o teatro romântico, as soluções cênicas do teatro realista e o possível legado deixado por esta geração são algumas das temáticas a serem abordadas e discutidas em nosso trabalho.

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Biografia do Autor

  • Jorge Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutorando do Programa de Pós-graduação em
    Letras Vernáculas, área de concentração em Literatura
    Brasileira, na Universidade Federal do Rio de Janeiro
    (UFRJ) e é professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro
    e do Colégio Pedro II – Unidade Escolar Engenho Novo II.

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Publicado

2016-04-26

Como Citar

A criação do teatro nacional? Alencar, Machado e a cena dramatúrgica brasileira. (2016). Opiniães, 2(3), 49-61. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2011.114768