Autor e intérprete: a adaptação de Triste fim de Policarpo Quaresma para o teatro

Autores

  • Edilson Dias Moura Universidade de São Paulo
  • Phabulo Mendes de Sousa Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2016.118938

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Arte, Riso carnavalesco.

Resumo

O presente ensaio procura fazer uma reflexão sobre a adaptação do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (1881-1922), para o teatro por Antunes Filho, segundo noções contemporâneas de arte e, em termos de gênero, sobre a teoria do riso carnavalesco por Bakhtin.

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Biografia do Autor

  • Edilson Dias Moura, Universidade de São Paulo
    Mestre e doutorando na área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
  • Phabulo Mendes de Sousa, Universidade Estadual Paulista
    Mestre em Letras, na área de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e doutorando no Instituto de Artes da Unesp.

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

Autor e intérprete: a adaptação de Triste fim de Policarpo Quaresma para o teatro. (2016). Opiniães, 5(8), 36-51. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2016.118938