Martins Pena, um homem do teatro na crítica literária brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2016.118952Palavras-chave:
Teatro brasileiro, Martins Pena, crítica literáriaResumo
Martins Pena teve uma vasta produção teatral no Brasil da primeira metade dos Oitocentos como autor de comédias, gênero considerado menor pela tradição desde a Poética de Aristóteles, que a caracterizava como “a imitação de homens inferiores”. Nesse contexto, levantamos a questão de que a importância de sua obra no panorama teatral brasileiro pode ter sofrido, de início, algum prejuízo – por parte de autores como Sílvio Romero e José Veríssimo. Colocamos, assim, em discussão a ausência, durante certo período, de uma historiografia teatral que permitisse separar a literatura das artes da cena, uma vez que Martins Pena, “um homem do teatro”, por possuir características marcantes voltadas especificamente à construção dramatúrgica da ação, teria sido posto em perspectiva diferenciada com relação a outros autores que se voltavam mais propriamente para a construção textual da cena.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-08-15
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Martins Pena, um homem do teatro na crítica literária brasileira. (2016). Opiniães, 5(8), 69-79. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2016.118952