Novos paradigmas para o ensino e o planejamento da paisagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i22p41-49Palavras-chave:
Planejamento. Paradigmas. Sustentabilidade. Participação. Inclusão. Diversidade formal.Resumo
As condições de vida nas cidades vêm, desde fins do século XIX, demandando a constante evolução do planejamento e do profissional que o exerce. Este estudo parte da hipótese de descompasso entre a prática profissional do planejador – e a demanda no planejamento da paisagem; seu objetivo é abordar paradigmas do planejamento da paisagem e sua incorporação ao ensino de arquitetura e urbanismo. Analisa as grades curriculares de três cursos de arquitetura e urbanismo em Belo Horizonte, avaliando a formação do profissional para a prática do planejamento.Verificou-se que o ensino aponta algumas diretrizes contemporâneas, mas ainda não é visto como processo – complexo, contínuo e integrado. As recomendações visam formar um profissional crítico, reflexivo e de conhecimento multidisciplinar que contemple as ciências sociais e ambientais, sem o qual não se pode atuar na paisagem urbana da atualidade.Downloads
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Publicado
2006-12-04
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Seção
ENEPEA
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Como Citar
Álvares, L. C., Tibo, G. L., & Safe, S. S. (2006). Novos paradigmas para o ensino e o planejamento da paisagem. Paisagem E Ambiente, 22, 41-49. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i22p41-49