Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PesquisAtor?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Apenas serão aceitos textos cujo foco principal seja o trabalho de ator, nas áreas de Formação e Criação. Para maiores informações ver Foco e Escopo da revista.

As contribuições devem ser originais e preferencialmente inéditas. Caso o trabalho tenha sido publicado em outro meio o autor deve apresentar uma justificativa indicando motivos claros para uma nova publicação, no campo "Comentários ao Editor" do formulário de submissão. O mesmo procedimento deve ser seguido caso o manuscrito esteja sendo avaliado por outra revista.

Trabalhos fruto de iniciações científicas e de pesquisas de mestrado devem ser escritos e assinados em parceria com os respectivos orientadores.

Para maiores informações sobre o sistema de avaliação consulte Processo de Avaliação pelos Pares.

Para conhecer os pontos que serão avaliados pelos pelos editores e pareceristas durante a seleção consulte Critérios de Avaliação dos Manuscritos.

As opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade dos autores.

A negociação da cessão dos direitos de uso de imagem, texto ou de qualquer outra propriedade intelectual de terceiros, é de exclusiva responsabilidade do autor responsável pela submissão. Entende-se, assim, que o autor, ao submeter seu trabalho, detém todos os direitos relativos não só ao seu uso, como também os referentes à divulgação dos mesmos na revista PesquisAtor.

O processo de submissão de manuscritos se dará exclusivamente pelo site da revista. Para tanto, o interessado deve cadastrar-se no sistema como AUTOR e seguir o passo a passo da submissão online.

Caso deseje acompanhar o processo de submissão e avaliação do trabalho, o autor poderá fazê-lo através do site da revista, bastando para isso acessar o sistema com seu login e senha.

O envio do artigo já implica, em si, na autorização para publicação.

Não há um limite de páginas pré definido para o tamanho do corpo do trabalho, mas, como critério de avaliação, serão observados a coerência, a clareza e a concisão do texto apresentado.

A revisão ortográfica, gramatical e de estilo é de inteira responsabilidade dos autores. Trabalhos sem revisão, ou que a revisão se mostrar falha, serão recusados.

NORMAS DE PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os originais deverão ser compostos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. Atenção, não enviar arquivos em formato DOCX.

Configurações de formatação dos textos:

•uso de aspas duplas para indicar destaque;
•uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos;
•urls informadas no texto;
•imagens, gráficos e tabelas no corpo do texto (com os devidos créditos);
•notas de rodapé (apenas para informações estritamente necessárias) numeradas em algarismos arábicos e inseridas ao final de cada página.

A apresentação do trabalho deve obedecer a seguinte ordem:

1) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

•Título, e subtítulo (se houver), diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos. Informações relevantes sobre a origem do trabalho devem aparecer em nota de rodapé (indicada por asterisco).
•Nome(s) do(s) autor(es). As seguintes informações devem aparecer em nota de rodapé (indicada por asterisco): referências de formação e de vinculação profissional e/ou institucional por extenso; cidade, estado e país de origem por extenso; informações que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo; agradecimentos (se houver), fonte de financiamento ou apoio técnico recebido no desenvolvimento do trabalho, e endereço eletrônico de contato.
•Resumo na língua do texto. Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 300 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo (palavras-chaves). Este resumo pode ser indicativo – indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc; ou informativo – informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.
•Palavras-chave na língua do texto (de 3 a 5). Elemento obrigatório, devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: e separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final.

Obs: O resumo e as palavras chaves em língua estrangeira só serão solicitados ao autor quando o trabalho for considerado apto para publicação.

2) ELEMENTOS TEXTUAIS

•Introdução. Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
•Desenvolvimento. Parte principal do artigo que contém a exposição ordenada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme  a NBR 6024/2003, que variam em função da abordagem do tema e do método.
•Conclusão. Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

As ilustrações (quadro, desenhos gráficos, mapas, fluxogramas, esquemas, organogramas e outros) deverão ter a resolução mínima de 300dpi. Elas deverão ser inseridas no corpo do texto (e não no final do documento como anexos).

Atenção: não esquecer de informar as fontes das tabelas e os créditos das imagens utilizadas.

Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725X500 pixels.

As tabelas deverão ser identificadas na parte superior e devem obedecer às Normas de Apresentação Tabular do IBGE (1993).

Exemplo: Tabela 1-

As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com norma da ABNT.

Exemplos: (SILVA, 2004, p. 96)
(OLIVEIRA, 2003, p. 21-36)
(BRASIL, 2003, p. 26)
(OS EMERGENTES, 2002, p. 4-5)

As citações no texto são transcritas entre aspas duplas, no caso de citação direta ou textual curta, de até 3 linhas, vindo incorporada ao parágrafo. Quando citação direta ou textual longa, com mais de 3 linhas, ela é incorporada em parágrafo isolado, com recuo de 4cm da margem sem aspas.

As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no final da página (e não ao final do texto).

3) ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

•Referências Bibliográficas. Elemento obrigatório, formam o conjunto de informações que permitem identificar as publicações citadas no trabalho. Elas devem ser relacionadas em lista própria e devem incluir todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho. Devem obedecer as normas da ABNT.

 

Dicas de trabalhos na internet que podem ser pesquisados sobre o assunto:

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, o autor apresentou suas justificativas no campo "Comentários ao Editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e sua extensão não é DOCX.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre

    • Para indicar destaque foram usadas "aspas duplas"
    • O itálico é empregado para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos
    • Urls foram informadas no texto
    • Imagens, gráficos e tabelas foram inseridas no corpo do texto (com os devidos créditos)
    • Notas de rodapé foram numeradas em algarismos arábicos e inseridas ao final de cada página
    • As citações estão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a norma da ABNT
    • As Referências Bibliográficas seguem as normas da ABNT.
  5. O autor está ciente de que o envio do artigo implica na autorização para a sua publicação nos termos da Declaração de Direito Autoral.

  6. O autor está ciente que o uso de imagens, fotografias, textos ou outros meios que representem propriedade intelectual de terceiros é de sua responsabilidade exclusiva e declara obter a autorização correspondente para utilizá-los na Revista PesquisAtor.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.