Os clássicos da “literatura” sociológica infantil: as crianças e a infância de acordo com Marx, Weber, Durkheim e Mauss

Autores

  • Lucas de Lima e Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.74416

Palavras-chave:

clássicos da sociologia, sociologia da infância, crianças.

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar que, apesar de ser um tema secundário e recente, é possível desenvolver uma Sociologia da Infância de acordo com aquilo que foi discutido pelos principais fundadores dessa ciência sobre as crianças. Para isso serão analisadas as considerações de Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim e Marcel Mauss sobre as crianças e as relações delas com as sociedades e com o pensamento sociológico tradicional. Pretende-se com isso afirmar que as crianças também são, assim como os adultos, sujeitos relevantes para as análises sociológicas. Ademais, acrescenta-se que é de fundamental importância compreender a constituição das sociedades por meio da infância e de suas personagens, as crianças.

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Biografia do Autor

  • Lucas de Lima e Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS/2008), mestre em Sociologia (PPGS/ UFRGS/2011) e doutorando em Sociologia (PPGS/UFRGS/2013)

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Publicado

2013-06-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cunha, L. de L. e. (2013). Os clássicos da “literatura” sociológica infantil: as crianças e a infância de acordo com Marx, Weber, Durkheim e Mauss. Plural, 20(1), 83-98. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.74416