Los Angeles, a metrópole radical de Reyner Banham

Autores

  • Regina Maria Prosperi Meyer Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v23i41p12-31

Palavras-chave:

Los Angeles. Infraestruturas urbanas. Metrópole. Arquitetura. Ferrovia. Via expressa.

Resumo

O livro Los Angeles – a arquitetura de quatro ecologias de Reyner Banham (1922-1988) publicado em 1971 tem sido desde sua primeira edição objeto de muita controvérsia. Há quem veja nele um texto seminal, com muita ascendência sobre arquitetos que se lançaram em análises de outras realidades urbanas a partir daquela década. Mas, sua fortuna crítica inclui também críticas acadêmicas severas e, não raramente, demolidoras. As disputas que se travavam naquele momento, em torno do incontornável exame dos dogmas do Movimento Moderno, estão presentes no livro de forma reflexiva, corajosa e, algumas vezes, provocativa. Porém, passadas quatro décadas é interessante debruçar-se sobre o livro buscando apreciar as suas teses a partir do desenvolvimento das metrópoles contemporâneas, estas que, provavelmente, teriam sido designadas pelo autor como metrópoles capitalistas da quarta era da máquina. O artigo busca salientar também a força e a legitimidade da inovação metodológica que o autor forjou para articular a sua tese e seu objeto – a grande Los Angeles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BANHAM, Reyner. “Sant’ Elia”. Architectural Review, v. 117, p, 295-230, mai 1955.

BANHAM, Reyner. “Futurist manifesto”. Architectural Review, v. 126, n. 751, p. 77-80, ago 1959.

BANHAM, Reyner. Theory and Design in the First Machine Age. UK: London Architectural Press, 1960.

BANHAM, Reyner. Los Angeles – the architecture of four ecologies. Berkeley; Los Angeles: University of California Press, 1971.

BANHAM, Reyner. Teoria e Desenho na Primeira Era da Máquina. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.

BANHAM, Reyner. Los Angeles – a arquitetura de quatro ecologias. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

DAVIS, Mike. Ecology of Fear. New York: Metropolitan Books, 1998.

FONTENOT, Anthony. Notes Toward a History of Non Planning. Places Journal, jan 2015.

HALL, Peter. Cities of Tomorrow. [United Kingdom]: Blackwell Publishers, 1993.

MEYER, R. M. P. Metrópole e urbanismo. São Paulo nos anos 50. Tese (Doutorado). São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1991.

NORTON, Pat. Psychogeography and the end of planning. London: Blackwell London, 2006.

SNELL, Bradford. The Streetcar Conspiracy. How General Motors Deliberately Destroyed Public Transit. Avaiable at: http://www.tompaine.com/history/2001/09/10/index.html. Accesed in: set. 2016.

SNELL, Bradford. The truth about “American Ground Transport” – a reply by General Motors. United States. Congress. Senate. Committee on the Judiciary. Subcommittee on Antitrust and Monopoly. [Washington, D.C.], [U.S. Govt. Print. Off.], 1974.

WHITELEY, Nigel. Reyner Banham – historian of the immediate future. Cambridge MA: MIT Press, 2002.

VALERY, Paul. Eupalinos ou o Arquiteto. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Los Angeles, a metrópole radical de Reyner Banham. (2016). PosFAUUSP, 23(41), 12-31. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v23i41p12-31