A (Des)Verticalização de São Paulo e o Plano Diretor da Cidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v1i2p77-84Resumo
Este artigo baseado na pesquisa sobre a verticalização de São Paulo aponta algumas transformações significativas no processo de produção do espaço da cidade. Fundamentalmente a análise do crescimento vertical de São Paulo desassocia verticalização de adensamento, bem como aponta a ação do Estado interferindo no processo no sentido de limitar significativamente as densidades. Constata-se que São Paulo é vertical, porém não é densa e, que a legislação urbanística foi reduzindo historicamente a oferta de áreas edificáveis. Isto se constituiu um fator de inflacionamento considerável dos preços fundiários, cujo efeito direto é a exclusão dos segmentos de mais baixa-renda do acesso à terra urbana As constatações da pesquisa, principalmente no que diz respeito à possível reversão de alguns efeitos perversos da aplicação da legislação de zoneamento, foram utilizadas na concepção e formulação das propostas no Plano Diretor de São Paulo, apresentado à Câmara em 1991Downloads
Referências
AZEVEDO, Aroldo. A cidade de São Paulo, Associação dos Geógrafos, São Paulo, 1954. v. III.
AZEVEDO, Sérgio; ANDRADE, Luiz A. Gama de. Habitação e Poder, Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
CAMPANÁRIO, Milton de Abreu. Land fíent ant the Reproduction of Labor force: some evidence from São Paulo, Tese apresentada na Comell University, 1981.
GRANELLE, Jean Jacques. Espace urbain et Prix du Sol, Paris, Sirey, 1970.
LIPIETZ, Alain. Le Capital et Son Espace, Maspero, Paris, 1977.
MARICATO, Ermfnia (org.). A produção Capitalista da Casa (e da cidade) no Brasil Industrial. São Paulo, Alfa Ômega, 1982, 2§ ed.
ROLNIK, Raquel et alli. São Paulo Crise e Mudança, Brasiliense, 1990.
SILVA, L. A. M. da (org.). Solo urbano: Tópicos sobre o uso da terra, Rio de Janeiro, Zahar, Série Debates Urbanos, 1981.
SMOLKA, Martim O. Estruturas intra-urbanas e segregação social no espaço: elementos para uma discussão da cidade na Teoria Econômica, Rio de Janeiro, PUR, 1983.
TOPALOV, Christian. Leprofit, Ia rente et Ia ville, Paris, Econômica, 1984.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais