Notas sobre a sala São Paulo e a nova fronteira urbana da cultura

Autores

  • Guilherme Wisnik Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Mariana Fix Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • José Guilherme Pereira Leite
  • Julia Pinheiro Andrade
  • Pedro Arantes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p192-209

Resumo

A antiga estação de trens Júlio Prestes, concebida para ser a porta de entrada da cidade do café, foi inaugurada apenas em 1938, depois da crise de 1929, e permaneceu esquecida por longo tempo. Somente agora, quando é convertida em uma moderna sala de concertos, a estação parece viver seu apogeu. Sede da nova Orquestra do Estado, modernizada pelo maestro Neschling, a Sala São Paulo é atualmente o maior símbolo das novas intervenções em cultura na cidade. Rodeada por uma zona urbana degradada, a chamada “ Cracolândia" a Sala São Paulo nasce como aparente sinal de civilização em meio à barbárie e pretende transformar todo seu entorno. Mais que isso, a sala é anunciada como o ponto de inflexão de uma “ grande virada” na área central: desencadeando, juntamente com outros investimentos culturais, um “ efeito dominó” de revalorização e retomada dos negócios imobiliários. As relações entre Estado e setor privado, entre alta cultura e mercado imobiliário, a disputa territorial que se configura com a tentativa de retomada do centro pelas elites e seu suposto projeto civilizatório permeiam a história da Sala São Paulo e são investigadas neste artigo

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Biografia do Autor

  • Guilherme Wisnik, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Arquiteto (FAUUSP), mestrando em história na FFLCHUSP
  • Mariana Fix, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Arquiteta (FAUUSP), mestranda em sociologia na FFLCHUSP
  • José Guilherme Pereira Leite
    Cientista social (FFLCPIUSP)
  • Julia Pinheiro Andrade
    Geógrafa (FFLCHUSP)
  • Pedro Arantes
    Arquiteto (FAUUSP)

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Publicado

2000-06-19

Edição

Seção

Acolhendo a Pesquisa Outros Olhares

Como Citar

Notas sobre a sala São Paulo e a nova fronteira urbana da cultura. (2000). PosFAUUSP, 9, 192-209. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p192-209