O cenário pós-industrial: modificações no ambiente do objeto na sociedade contemporânea e seus novos paradigmas

Autores

  • Denise Dantas Delinea Design

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i22p122-140

Palavras-chave:

Design industrial, cultura material, sociedade pós-industrial, design, teoria do objeto, cultura contemporânea

Resumo

Este artigo busca analisar as relações socioculturais e mercadológicas do objeto, identificando as modificações que caracterizam a sociedade contemporânea, a partir da elaboração de um paralelo entre a sociedade industrial e a pós-industrial, enfatizando, principalmente, as modificações ocorridas nos aspectos que interferem na produção de bens de consumo. Buscando traçar um cenário contemporâneo da cultura material, considera também as modificações ocorridas no cotidiano e em sua organização, no espaço de morar, nas relações sociais, produtivas e de consumo que interferiam na produção de objetos nos últimos 40 anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1993. (Coleção Debates).

BAUMAN, Z. Comunidade. A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BEDBURY, S.; FENICHELL, S. O novo mundo das marcas – 8 princípios para a sua marca conquistar a liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BELL, D. Advento da sociedade pós-industrial: Uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1973.

DE MASI, D. (Org.) A sociedade pós-industrial. São Paulo: Senac, 1999.

GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. Ed. revisada e ampliada. São Paulo: EPU, 1998.

KERCKHOVE, D. A pele da cultura. Lisboa: Relógio D’água, 1997. (Coleção Mediações).

LIMA, F. A sociedade digital. O impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

MOLES, A. Teoria de los objetos. Barcelona: Gustavo Gilli, 1974.

O’ SULLIVAN, T.; HARTLEY, J.; SAUNDERS, D.; MONTGOMERY, M.; FISKE, J. Conceitos-chave em estudos de comunicação e cultura. Piracicaba: Unimep, 2001.

POPCORN, F. O Relatório Popcorn. Centenas de idéias de novos produtos e novos mercados. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

TOFFLER, A. A terceira onda. 25 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TRAMONTANO, M. Novos modos de vida, novos espaços de morar. Uma reflexão sobre a habitação contemporânea. Paris, São Paulo, Tókio. 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dantas, D. (2007). O cenário pós-industrial: modificações no ambiente do objeto na sociedade contemporânea e seus novos paradigmas. PosFAUUSP, 22, 122-140. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i22p122-140