Formulação de um indicador de acessibilidade das calçadas e travessias

Autores

  • Celso Luiz Guimarães Keppe Junior Laboratório de Engenharia e Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i24p144-161

Palavras-chave:

Cadeira de rodas, acessibilidade, qualidade, auditoria, calçada, travessia

Resumo

O presente trabalho visa definir uma forma fácil e prática de avaliar-se o nível de serviço dos espaços públicos destinados às pessoas com deficiência física (calçadas e travessias de ruas) pela determinação de um índice que considere os parâmetros de maior importância sob o ponto de vista dos usuários de cadeira de rodas. O índice é definido com a identificação e a ordenação de variáveis de caracterização física e ambiental das calçadas relacionadas aos aspectos de qualidade de conforto, segurança e condições do ambiente. A ponderação das variáveis de caracterização física e ambiental das calçadas (grau de importância) é realizada por análise da percepção dos usuários de cadeira de rodas, definindo-se, dessa forma, o Índice de Acessibilidade das Calçadas e Travessias - IACT, e verificando sua funcionalidade por auditoria realizada com auxílio, também, de usuários de cadeira de rodas selecionados para realizar testes em dois locais da cidade de São Carlos. Munidos dessa ferramenta de avaliação, os órgãos de gestão viária podem avaliar a qualidade dos espaços públicos em uma rota total ou em trechos específicos dos deslocamentos imprescindíveis para a real participação da pessoa com dificuldade de locomoção na sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, F. O. Análise de métodos para avaliação da qualidade das calçadas. 2003. 132p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos – PPGEU, São Carlos-SP, 2003.

CHESNEY, D. A.; AXELSON, P. W. Preliminary Test Method for the Determination of Surfaces Firmness. IEEE Transctions on Tehabilitation Engineering, n. 3, v. 4, p. 182-187, 1996.

COHEN, R.; DUARTE, C. R. Subsídios para o planejamento de acessibilidade aos espaços urbanos. Disponível em: http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/. Acesso em: 24 nov., 2005.

COMISSÃO PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE (CPA-SMPED). Cartilha do passeio livre. São Paulo: Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, 2006. FERREIRA, M. A. G.; SANCHES, S. P. Índice de Qualidade das Calçadas – IQC. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, ano 23, v. 1, n. 91, p. 47-60, 2001.

COMISSÃO PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE (CPA-SMPED). Rotas Acessíveis – Formulação de um Índice de Acessibilidade das Calçadas e Travessias. Sessões Técnicas – Apresentação de Comunicações Técnicas. Goiânia: Oficina Consultores Associados da METROBUS. 2004.

KOCKELMAN, K.; HEARD, L.; KWEON, Y.; RIOUX, T. Sidewalk Cross-Slope: Analysis of Accessibility for Persons with Disabilities. Disponível em: http://www.walkinfo.org/rd/for_ped.htm. Acesso em: 23 jan. 2006.

PADULA, F. R. G. Qualidade de pavimentos e auditoria. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos-SP, 1999.

SASSAKI, K. R. Inclusão no lazer e no turismo: Em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea, 2003.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Keppe Junior, C. L. G. (2008). Formulação de um indicador de acessibilidade das calçadas e travessias. PosFAUUSP, 24, 144-161. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i24p144-161