Significados do urbanismo

Autores

  • Clóvis Ultramari Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p166-184

Palavras-chave:

Planejamento urbano, gestão urbana, desenho urbano, urbanismo

Resumo

O que se apresenta neste artigo é uma busca, ainda não finalizada, dos significados possíveis de observar-se em relação ao urbanismo. Para tanto, discutem-se também suas relações com o planejamento urbano e o desenho urbano. Ressalta as similaridades e diferenças entre esses conceitos e o fato de serem, muitas vezes, usados indistintamente. O artigo é construído a partir de duas hipóteses: a de uma maior abrangência da atuação do urbanismo, o qual incorporaria o planejamento urbano, e a de a distinção conceitual dessas duas ciências (ou práticas?) poderem ser feitas a partir de uma maior ou menor aproximação da arte e da arquitetura. Quanto maior a aproximação, mais próximo da faceta de intervenção física do urbanismo estamos; quanto mais distantes, mais claro fica o conceito de planejamento urbano. O artigo tem caráter provocativo e está consciente da polêmica que pode gerar, sendo esse seu objetivo principal. A discussão aqui relatada tem como base uma pesquisa na literatura e em discussões com colegas pesquisadores e alunos. Estrutura-se com uma introdução que ressalta a dificuldade de uma discussão epistemológica e partes em que se estabelecem semelhanças e distinções dos conceitos tratados e uma conclusão que, sem se resguardar de um posicionamento, propõe a continuidade da discussão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALARCÓN, María Teresa. El Plan Cerdá para Barcelona y el urbanismo argentino del siglo XIX. Disponível em: http://www.arq.unne.edu.ar/institucional/publicaciones/areadigital/area2/ . Acesso em: ago. 2008.

AGACHE, Alfred. Cidade do Rio de Janeiro, remodelação, extensão e embelezamento (Plano Agache). Rio de Janeiro: Foye Brésilien, 1930.

CARVALHO SANTOS, José Lázaro de. Reflexões por um conceito contemporâneo de urbanismo. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/. Acesso em: nov. 2007.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

CHOAY, Françoise. O urbanismo, utopias e realidade, uma antologia: São Paulo, Perspectiva: 1965.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.

DIAS, Edson dos. Resgatando o movimento modernista urbano: A expressão de uma conjuntura histórica que marcou as cidades do século XX. Revista Geo Notas, Maringá: Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Maringá, v. 4, n. 4, 2000.

FAINSTEIN, Susan S. Planning theory and the city. Disponível em: http://www.gsd.harvard.edu/people/faculty/fainstein/text/Planning%20Theory%20and%20the%20City%20final.pdf. Acesso em: jan. 2008.

FELDMAN, Sarah. Planejamento e zoneamento. São Paulo: 1947-1972. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2005.

KOOLHAAS, Rem. What ever happened to urbanism? In: KOOLHAAS, Rem; MAU, Bruce. Small, medium, large, extra large. Nova York: Monacelli Press, 1995.

LE CORBUSIER. Os três estabelecimentos humanos. São Paulo: Perspectiva, 1981.

LE CORBUSIER. Urbanismo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LEME, Maria Cristina da Silva (Org.). Urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel/ FAUUSP/Fupam, 1999.

MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias. Planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otília et al. A cidade do pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2000.

MUNFORD, Lewis. A cidade na história: Suas origens, suas transformações, suas perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1965.

NEW URBANISM. Site oficial: http://www.newurbanism.org/. Acesso em: dez. 2006.

SECCHI, Bernardo. Primeira lição de urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

VILLAÇA, Flávio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. In: DEÁK, Csaba; SCHIFFER, Sueli Ramos (Orgs.). O processo de Urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp/ Fupam, 1999.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar