Criando modelos tridimensionais para inclusão de requisitos de acessibilidade em projetos arquitetônicos.

Autores

  • Silvana da Rocha Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Informática e Ciência da Computação.
  • Alexandre Sztajnberg Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática e Estatística.
  • Rosa Maria E. M. Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática e Estatística.
  • William Seba Mallmann Bittar Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i34p240-259

Palavras-chave:

Acessibilidade. Arquitetura. Restauração. Realidade virtual. Modelagem 3D. Acessibilidade ao meio físico.

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de ferramentas que auxilia o arquiteto na representação gráfica de seus projetos de acessibilidade. A proposta é resultante da dificuldade dos profissionais de Arquitetura, para apresentar seus projetos aos clientes, uma vez que estes não possuem o repertório técnico necessário à compreensão dos desenhos técnicos tradicionais. Para minimizar tais dificuldades, desenvolveu-se uma ferramenta chamada SketchUp_Access, que integra uma biblioteca de modelos de acessibilidade para o software SketchUp, e oferece um conjunto de ferramentas que, considerando os padrões de acessibilidade, auxilia o arquiteto na representação gráfica de seu projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvana da Rocha Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Informática e Ciência da Computação.
    Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho (FAUUGF) e no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME-UERJ). Licenciada em Matemática e mestre em Ciências Computacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Departamento de Informática e Ciência da Computação.
  • Alexandre Sztajnberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática e Estatística.
    Professor no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ (IME/UERJ). Ligado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica (PEL/FEN/UERJ) e de Ciências Computacionais (CComp/IME/UERJ). Engenheiro elétrico com ênfase em Sistemas e Computação pela UERJ, mestre em Engenharia Elétrica pela PUC/RJ e doutor em Engenharia Elétrica (Coppe-UFRJ).
  • Rosa Maria E. M. Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática e Estatística.
    Professora no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ (IME/UERJ). Ligada ao Programas de Pós-Graduação em Ciências Computacionais (CComp/IME/UERJ). Licenciada em Matemática (UFF), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE-UFRJ) e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (Coppe-UFRJ).
  • William Seba Mallmann Bittar, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
    Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) e da Universidade Gama Filho (FAU-UGF). Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em docência superior e livre docência pela Universidade Gama Filho.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR9050: acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. 97 p.

AMIM, Rodrigo Rosa. Realidade aumentada aplicada à Arquitetura e Urbanismo. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil)–COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

ANDRADE, Isabela Fernandes. Diretrizes para acessibilidade em edificações históricas a partir do estudo da Arquitetura eclética em Pelotas-RS. 2009. 23 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

BLENDER FOUNDATION. Features [website]. 2013. Disponível em: http://www.blender.org/featuresgallery/features/. Acesso em: 10 jun. 2013.

CAMPOS, Luís Candido. Plano Diretor para o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escritório Técnico da Universidade, Divisão de Preservação de Imóveis Tombados, 2009.

CELANI, Maria Gabriela C; GIACAGLIA, Marcelo E; KOWALTOWSKI, Doris S. C. C. K. CAD - o lado criativo: duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de Arquitetura usam o CAD. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, n. 14, p. 66-77, 2003.

CHICCA JUNIOR, Natal Anacleto. A realidade virtual como ferramenta de projetos de sinalização na aprendizagem da Arquitetura e do Design. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

ESPINHEIRA NETO, Ruy Alberto de Assis. Arquitetura digital: a realidade virtual, suas aplicações e possibilidades. 2004. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil)–COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

GASPAR, João. Google SketchUp Pro 7 passo a passo. São Paulo: VectorPro, 2009. 224 p.

GIACOMINI, Fernanda Corrêa; POVOAS, Rui Humberto Costa de Fernandes. Os edifícios antigos de Arquitetura corrente em centros históricos no contexto do patrimônio cultural: especificidades e condicionantes para projetos de intervenção arquitetônica. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, vol. 18, n. 29, p. 174-196, jun. 2011.

GRILO, Leonardo et al. Possibilidades de aplicação e limitações da realidade virtual na Arquitetura e na construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO DA QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., 2001, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2001. 15 p.

HEIDRICH, Felipe Etchegaray. O uso do ciberespaço na visualização da forma arquitetônica de espaços internos em fase de projeto. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

KASPER, Andrea de Aguiar; PEREIRA, Vera Lúcia Duarte do Valle; LOCH, Márcia do Valle Pereira. Acessibilidade espacial escolar em pátios para alunos com restrições visuais: a construção de um instrumento de avaliação. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, vol. 16, n. 25, p. 292-306, jun. 2009.

MÁXIMO, Marco Aurélio da Silva; FERREIRA, O. L. Palácio Itamaraty em Brasília: análise de adequação às normas brasileiras sobre acessibilidade e propostas de Melhoria, respeitando a autenticidade. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, PLURIS, 5., 2012, Brasília. Anais... Brasília: UNB, out. 2012.

MORAES, Miguel Correia de. Acessibilidade no Brasil: análise da NBR9050. 2007. 175 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

PAIVA, Ellayne Kelly Gama. Acessibilidade e preservação em sítios históricos: o caso de São Luís do Maranhão. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

RODRIGUES, Silvana. Aplicando modelos 3D em realidade virtual para inclusão de requisitos de acessibilidade em projetos arquitetônicos. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Computacionais)-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

RODRIGUES, Claudia Susie Camargo. Visar3D - uma abordagem baseada em tecnologias emergentes 3D para o apoio à compreensão de modelos UML. 2012. 181 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação)-COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

THOMAS, Dave; HUNT, Andy. Programming ruby - the pragmatic programmer’s guide. [S.l.]: Addison Wesley Longman, 2001.

SANCHOTENE, Isolina Severo. Técnicas de virtual heritage (VH) e as legislações brasileiras aplicadas ao patrimônio cultural – estudo de caso: Campo de Sant´Anna. 2007. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil)–COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

TRIMBLE Navigation Limited. Armazém 3D SketchUp. Portions, 2013. Disponível em: http://sketchup.google.com/3dwarehouse/?hl=pt-br. Acesso em: 10 jun. 2013.

YING, Shen; LI, Lin; GUO, Renzhong. Building 3D cadastral system based on 2D survey plans with SketchUp. Geo-spatial Information Science, vol. 14, n. 2, p. 129-136, 2011.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rodrigues, S. da R., Sztajnberg, A., Costa, R. M. E. M., & Bittar, W. S. M. (2013). Criando modelos tridimensionais para inclusão de requisitos de acessibilidade em projetos arquitetônicos. PosFAUUSP, 20(34), 240-259. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i34p240-259