Reforma e resistência: impactos estruturais e subjetivos das ditaduras civil-militares brasileira (1964 – 1985) e chilena (1973 – 1990) nas universidades públicas
Impactos estruturais e subjetivos das ditaduras civil-militares brasileira (1964 – 1985) e chilena (1973 – 1990) nas universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.144400Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar, Ensino Superior, Universidade Pública, Reforma Universitária, Educação.Resumo
Este artigo visa compreender de que maneira as ditaduras civil-militares brasileira (1964-1985) e chilena (1973-1990) modificaram o ensino público superior e a estrutura universitária dos respectivos países. Para isso, o artigo divide-se em quatro partes. A primeira faz um resgate dos movimentos prévios pela democratização e reforma do ensino superior. A segunda explora o projeto de educação superior com viés neoliberal implementado pelas ditaduras do Cone Sul. A terceira e a quarta partes descrevem e analisam a implementação de políticas e legislação voltadas à educação superior do Brasil e do Chile.
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