A gestão de facilities no suporte ao desenvolvimento de novos produtos: um estudo exploratório em uma automobilística do estado de São Paulo

Autores

  • Robson Quinello Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Ana Elisa Castro Martins Pacheco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Facilities, Inovação, Desenvolvimento de novos produtos, Estratégias

Resumo

Um dos fatores que asseguram a competitividade de uma empresa é a sua busca constante pela inovação de seus produtos e serviços. Para que o processo de inovação ocorra satisfatoriamente é preciso reduzir cada vez mais o seu ciclo de desenvolvimento, de modo a ampliar a vantagem econômica do produto, diluindo, mais rapidamente, os custos dos altos investimentos que cercam qualquer processo de desenvolvimento de novo produto. Neste sentido a integração entre as áreas funcionais core ou non core é imprescindível. O objetivo deste artigo é investigar como e em quais momentos a área de apoio e suporte – facilities atua no processo de inovação de produtos em uma empresa do setor automobilístico. Para isso utilizamos uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, com base em documentos, arquivos e entrevistas em uma unidade localizada em São Paulo. Os resultados indicaram que a gestão de facilities auxilia o desenvolvimento de novos produtos - DNP, por meio de uma equipe dinâmica responsável por uma carteira ou portfolio de projetos múltiplos, compostos por atividades de sustentação e alavancagem. Esses projetos são moldados por diversas forças institucionais e conduzidos por mecanismos muito mais tácitos do que formais, não só para o apoio aos novos produtos como também para os já existentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Quinello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Mestre em Administração pelo Centro Universitário Álvares Penteado – UNIFECAP Professor da graduação na Fundação Santo André – FSA Professor do Lato Sensu da Universidade Inaciana de Engenharia – UNIFEI
  • Ana Elisa Castro Martins Pacheco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP

Downloads

Publicado

2008-04-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A gestão de facilities no suporte ao desenvolvimento de novos produtos: um estudo exploratório em uma automobilística do estado de São Paulo. (2008). INMR - Innovation & Management Review, 4(3), 34-54. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79090