As mulheres parteiras na Cidade de Goyaz
punições e controles nos diferentes discursos
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88832Palavras-chave:
Parteira, medicina, corpo femininoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a história das mulheres parteiras na Cidade de Goyaz durante o século XIX. Por intermédio de fontes documentais, procurar-se-á desvendar seus valores, suas experiências e conflitos que fizeram parte da história dessas mulheres. A análise busca ainda mostrar que reivindicar a importância das mulheres parteiras na história significa, necessariamente, lutar contra padrões morais conservadores que foram antes estabelecidos. É, portanto, uma mudança significativa no modo de fazer história e não apenas um complemento.
Downloads
Downloads
Publicado
2010-08-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Age, M. P. (2010). As mulheres parteiras na Cidade de Goyaz: punições e controles nos diferentes discursos. Revista Angelus Novus, 1, 97-114. https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88832