Adaptação e obtenção de evidências para a validade da “Escala de Sacrifícios Percebidos Associados com a Saída (da organização)” no contexto brasileiro: um estudo entre professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Autores

  • Renata Gomes de Jesus Instituto Federal do Espírito Santo
  • Diva Ester Okazaki Rowe Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.10.002

Palavras-chave:

Vínculo organizacional, Comprometimento organizacional, Adaptação transcultural, Evidência de validade, Escala de Sacrifícios Percebidos Associados com a Saída da organização

Resumo

O modelo mais utilizado nos estudos sobre o comprometimento organizacional é o modelo tridimensional desenvolvido por Meyer e Allen em 1991, que entendem o construto como sendo composto pelas dimensõesinstrumental, afetiva e normativa. O modelo vem recebendo diversas críticas de pesquisadores para os quais o comprometimento instrumental não deve serrelacionado no conceito de comprometimento, e sim como um possível vínculo organizacional. Powell e Meyer (2004), com o intuito de abordar os problemas conceituais e empíricos do instrumento, aperfeiçoaram a subescala de comprometimento instrumental e recomendam que a nova escala, denominada Escala de Sacrifícios Percebidos Associados com a Saída da organização, seja usada em pesquisas futuras. Este artigo teve como objetivo adaptar e obter evidências de validade da nova escala e analisar como os professores percebem os sacrifícios associados com a saída em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A escala passou por processo de adaptação transcultural e a versão adaptada foi aplicada aos docentes. Os dados foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória e à Análise Fatorial Confirmatória, confirmando evidências de validade do construto para sua versão brasileira na amostra utilizada. Os resultados indicam que os professores concordam que há sacrifícios associados à saída em grau elevado de intensidade e que os professores que ocupam cargos de chefia percebem em grau mais elevado que os demais professores. Considera-se que as modificações propostas à escala devam ser avaliadas em pesquisas futuras, sendo importantes outros estudos para confirmação dos resultados encontrados nesta pesquisa

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Adaptação e obtenção de evidências para a validade da “Escala de Sacrifícios Percebidos Associados com a Saída (da organização)” no contexto brasileiro: um estudo entre professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. (2017). Revista De Administração, 52(1), 93–102. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.10.002