A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido

Autores

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC; Programa de PósGraduação em Contabilidade
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
  • Edson Pacheco Paladini UFSC; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200001

Palavras-chave:

avaliação de desempenho, construção de um modelo híbrido, programa de pós-graduação

Resumo

Neste artigo, objetiva-se explorar a questão da qualidade de ensino, pelo viés da avaliação de um programa de pós-graduação - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC) - operacionalizada por meio da construção de um modelo híbrido, explorado em sua fase de estruturação. O construto teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de avaliação de instituições educacionais e às premissas do instrumento teórico-metodológico de intervenção selecionado - Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de instituições educacionais nos contextos internacional e nacional, bem como a perspectiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a construção do modelo foram utilizados: pesquisa documental na Capes, documentos intrínsecos ao PPGC-UFSC, questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas (com os docentes e a coordenação). Em virtude de sua natureza, o modelo híbrido conseguiu: integrar percepções internas e externas, configurando-se como um modelo válido e legítimo; detectar convergência de quesitos oriundos da Capes e do PPGC-UFSC, reiterando sua importância; identificar especificidades do PPGC-UFSC, contribuindo, assim, para seu diferencial; identificar e salientar quesitos advindos da Capes, antes não considerados pelo PPGC-UFSC.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa

Como Citar

A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. (2008). Revista De Administração, 43(2), 117-137. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200001