Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise

Autores

  • Tiago Nicola LAVOURA Universidade Estadual de Santa Cruz; Departamento de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401079

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

LAVOURA, T. N. (2016). Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 1079-1086. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401079