Produção e avaliação do desempenho de painéis de partículas de madeira a partir de resíduos de podas de árvores urbanas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v8i0p109-122Palavras-chave:
Painéis de partículas. Resíduos de poda de árvores urbanas. Avaliação de desempenho.Resumo
As espécies utilizadas na arborização urbana requerem periódicas podas para atender aosrequisitos peculiares das essências e para garantir a segurança em relação às redes elétricase de telefonia. O grande volume de material oriundo das podas tem potencial para, naforma de partículas, ser empregado na produção de painéis para emprego na confecçãode móveis e para aplicação como componente de edificações. No presente trabalho, utilizaram-se resíduos de poda de árvores de Canelinha (Nectandra lanceolata), obtidos na cidadede São Carlos (SP). Foram produzidos painéis de madeira aglomerada, tendo comoadesivo a resina poliuretana bicomponente à base de óleo de mamona, desenvolvida noInstituo de Química de São Carlos, da USP. Os parâmetros de processo foram: partículasde dimensão máxima 2,8 mm; porcentagem de adesivo 16%; temperatura de prensagem:90oC; tempo de prensagem: dez minutos. Os ensaios para avaliação do desempenho dospainéis produzidos foram feitos de acordo com as recomendações da NBR 14810:2006,da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os resultados evidenciaram a viabilidadetécnica da referida produção, pois boa parte dos requisitos normativos foi atingida. Ajustesnos parâmetros de processo, principalmente no que tange à temperatura de prensagem,serão necessários para que os painéis atendam a todos os requisitos da NBR 14810:2006Downloads
Downloads
Publicado
2012-10-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Produção e avaliação do desempenho de painéis de partículas de madeira a partir de resíduos de podas de árvores urbanas. (2012). Revista De Cultura E Extensão USP, 8, 109-122. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v8i0p109-122