Associação Ribeirão-pretana de Ensino, Pesquisa e Assistência Hospitalar ao Hipertenso- AREPAH: Uma Estratégia para Prevencção e Redução da Morbi-Mortalidade por Doenças Cardiovasculares na Cidade de Ribeirão Preto - SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v5i0p55-62Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares. Hipertensão. Prevenção de doenças.Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever as atividades da Associação Ribeirão-pretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso (Arepah) – entidade filantrópica sem fins lucrativos, referentes ao período de outubro de 1996 a março de 2010. As atividades de ensino foram constituídas por 84 palestras dirigidas à população, de diferentes temas de utilidade prática, com a participação de 2.312 pessoas, variando de 20 a 216 (média de 63,4) participantes por sessão. Foram distribuídas gratuitamente seis edições de um jornal educativo a 1.259 indivíduos cadastrados. As atividades de pesquisa resultaram em oito dissertações de mestrado, duas teses de doutorado, um trabalho de Livre Docência, 15 trabalhos publicados em revistas internacionais, sete em revistas nacionais e 66 trabalhos apresentados em congressos. Em relação às atividades assistenciais, foram organizadas 24 campanhas de utilidade pública (dez Dias de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, dez Semanas do Coração e quatro Dias de Controle do Colesterol), sendo que 1.785 pacientes estiveram em seguimento clínico num ambulatório de referência de Cardiologia e Hipertensão Arterial (CSE-FMRP-USP). Acredita-se que associações como esta possam constituir-se, a médio e longo prazo, numa importante estratégia para prevenção e redução da morbimortalidade por doenças cardiovasculares, independente das ações governamentais nesta área de saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).