As fronteiras cognitivas do ato de indiciamento no processo disciplinar: breves notas sobre o caráter objetivo, limitado e não exauriente dessa específica fse de valoração jurídica

Autores

  • Sandro Lucio Dezan Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Universidade do Minho – UMINHO (Braga, Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v4i1p239-254

Palavras-chave:

processo administrativo disciplinar, ato de indiciamento, limites cognitivos da comissão de disciplina, fenomenologia e ciência do direito.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade estudar os contornos limitativos das análises jurídicas incidentes sobre os fatos e os fundamentos da acusação processual, realizado pela comissão de disciplina, no ato de indiciamento do agente público, no processo administrativo disciplinar. Com aporte no conceito estratificado de ilícito, visa-se à discussão sobre os deveres-poderes de cognição do colegiado responsável pela instrução processual no momento de sopesar a ocorrência ou não dos fatos jurídicos relevantes para as etapas seguintes do processo. Com o emprego de uma análise do fenômeno a direcionar o real propósito e significado do ato de indiciamento operado pelas autoridades atuantes no processo disciplinar e com vistas à obtenção da forma adequada para a inferência de indícios de infração, conclui-se que a cognição para o caso ora versado se deve ater aos elementos de caracteres objetivos do conceito estratificado de ilícito disciplinar, ignorando, por outro lado, os elementos subjetivos desse conceito, adstritos, quanto ao sopesamento, ao relatório final do inquérito administrativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro Lucio Dezan, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Universidade do Minho – UMINHO (Braga, Portugal).
    Doutorando em Direito e Políticas Públicas, pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Doutorando e Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais, pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Doutorando em Ciências Jurídicas Públicas, pela Escola de Direito da Universidade do Minho – UMINHO (Braga, Portugal). Públicos. Professor Visitante (Investigador Não Permanente) do Mestrado em Ciência Polícias do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – ISCPSI, Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

As fronteiras cognitivas do ato de indiciamento no processo disciplinar: breves notas sobre o caráter objetivo, limitado e não exauriente dessa específica fse de valoração jurídica. (2017). Revista Digital De Direito Administrativo, 4(1), 239-254. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v4i1p239-254