Uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) Para Mapeamento das Vulnerabilidades à Inundação Urbana: Referenciais e Bases de Aplicação

Autores

  • Elaiz Aparecida Mensch Buffon Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Otacílio Lopes de Souza da Paz Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia.
  • Tony Vinicius Moreira Sampaio Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132547

Palavras-chave:

Geotecnologias, Veículo Aéreo Não-Tripulado, Vulnerabilidades, Unidade de Paisagem, Aplicação.

Resumo

Dados sociais quando integrados aos dados ambientais, possibilitam o mapeamento de vulnerabilidade das áreas que potencialmente podem ser afetadas por inundações. Objetiva-se, neste trabalho, discutir a aplicação de veículo aéreo não-tripulado (VANT) como tecnologia de apoio ao mapeamento das vulnerabilidades em escala de detalhe. A área de estudo foi três setores censitários localizados no município de Campo Magro, Paraná, Brasil. A construção metodológica pautou-se na cartografia de síntese (álgebra de mapas + análise multicritério). Atrelado a essa técnica, elaborou-se o ortomosaico para a área de estudo, a partir de dados coletados com o VANT, possibilitando a desagregação dos setores censitários em unidades de paisagem, que são caracterizadas por elementos que compõem a dimensão do ordenamento urbano. As áreas de preservação permanente (APPs) foram combinadas com o mapeamento de vulnerabilidade social na unidade intra-quadras, para assim, elaborar o mapa composto de vulnerabilidade do lugar a inundação urbana, que permitiu uma melhor aproximação com a realidade.

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Biografia do Autor

  • Elaiz Aparecida Mensch Buffon, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia
    Doutoranda em Geografia. Atua no Laboratório de Climatologia – LABOCLIMA, Universidade Federal do Paraná, UFPR. 
  • Otacílio Lopes de Souza da Paz, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia.
    Mestrando em Geografia. Atua no Laboratório de Análise de Padrões Espaciais e Cartografia – LAPE-CT, Universidade Federal do Paraná, UFPR.
  • Tony Vinicius Moreira Sampaio, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia.
    Professor adjunto no Departamento de Geografia da UFPR e coordenador do Laboratório de Análise de Padrões Espaciais e Cartografia – LAPE-CT, Universidade Federal do Paraná, UFPR. 

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Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) Para Mapeamento das Vulnerabilidades à Inundação Urbana: Referenciais e Bases de Aplicação. (2017). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 180-189. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132547