Espaço-tempo na cidade de São Paulo: historicidade e espacialidade do “bairro” da Água Branca
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2002.0015.0007Palavras-chave:
Bairro, Cidade, Urbanização, Espaço.Resumo
Este artigo procura discutir algumas questões sobre a relação espaço-tempo na cidade de São Paulo e suas implicações teóricometodológicasna pesquisa geográfica. O conteúdo da discussão está baseado, em grande medida, em estudos empíricos sobre um bairro dacidade de São Paulo, denominado Água Branca (localizado no setor oeste próximo da cidade). Tais estudos, ao partirem da realidadepresente em sua complexidade, revelaram na Água Branca diversas espacialidades ao longo da história. Foi possível então compreender opresente desse espaço de forma mais ampla1. Temos como base das discussões a interação entre a abordagem teórica da industrialização,da urbanização e de suas relações com análises empíricas desse local. No centro da discussão estão o bairro e a concepção de bairro que, naverdade, são o ponto de partida da análise. Tentaremos mostrar que o bairro aqui é descoberto e redescoberto, a partir do movimentoinseparável do espaço-tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).