ANÁLISE EMPÍRICA DA FRAGILIDADE DOS AMBIENTES NATURAIS ANTROPIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1994.0008.0006Palavras-chave:
análise ambiental, unidades ecodinâmicas, fragilidade dos ambientesResumo
O trabalho tem a intenção de fazer uma proposta de análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados sob o prisma da teoria dos sistemas, expressa por Tricart (1977) com a denominação de Unidades Ecodinâmicas. É uma linha de preocupação de geomorfologia aplicada ao planejamento ambiental partindo do principio que os recursos naturais devem ser utilizados pelos homens, obedecendo critérios técnicos-científicos dentro de uma política conservacionista. Assim sendo, a postura é de análise técnica que considere de um lado as potencialidades dos recursos naturais e do outro as fragilidades potenciais dos mesmos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Ross, J. L. S. (2011). ANÁLISE EMPÍRICA DA FRAGILIDADE DOS AMBIENTES NATURAIS ANTROPIZADOS. Revista Do Departamento De Geografia, 8, 63-74. https://doi.org/10.7154/RDG.1994.0008.0006