A 'GEOGRAFIA URBANA' COMO DISCIPLINA: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0006Palavras-chave:
geografia urbana, espaço urbano, urbano, cidade, vida cotidiana.Resumo
O texto apresenta uma possibilidade de construção teórico-metodológica para o desenvolvimento da disciplina Geografia Urbana, ministrada no Departamento de Geografia da FFLCH, no âmbito do curso de Graduação. Os conteúdos apóiam-se no movimento de constituição de uma geografia crítica que coloca a noção de produção do espaço no centro do debate sobre o urbano e a sociedade urbana como momento necessário de compreensão do mundo moderno, a partir de sua dimensão sócio-espacial. Podemos pressupor que todo ato de realização da vida humana tem um parâmetro e uma realidade espaço-temporal, o que significa que as atividades desenvolvem-se por um determinado período de tempo num lugar específico que caracteriza e dá conteúdo à ação humana. O número especial desta revista nos faz refletir sobre o modo como vimos "pensando e fazendo Geografia" ao longo do tempo neste Departamento, seja através da pesquisa, seja através do ensino e da formação dos alunos, como desdobramento e superação da Geografia que nos foi legada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).