Sobre a Revista

Foco e Escopo

Publicar artigos inéditos, resultantes de pesquisa, que contenham informações relevantes sobre os países de língua oficial portuguesa, para que o conhecimento sobre o que se passa no âmbito da educação em tais localidades possa ser acessível à comunidade interessada em alfabetização.

A revista envolve diferentes unidades da Universidade de São Paulo (USP), diversas universidades e instituições nacionais e internacionais, todas com o objetivo de solidificar o tripé que tem orientado nossa prática: a pesquisa, o ensino e a extensão.

Além de trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica, serão acolhidas outras contribuições (entrevistas, depoimentos, resenhas e resumos) originais e significativas para a área da alfabetização / letramento de crianças, jovens e adultos em países de língua oficial portuguesa. Estas últimas têm como principal objetivo sensibilizar graduandos e professores do Ensino Fundamental e Médio para lhes despertar o interesse pela pesquisa nessa área do saber.

Serão privilegiados artigos que contenham informações relevantes sobre os países de língua oficial portuguesa , para que o conhecimento sobre o que se passa no âmbito da educação em tais localidades possa ser acessível à comunidade interessada em alfabetização.

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações encaminhadas à "REVISTA ELETRÔNICA ACOLHENDO A ALFABETIZAÇÃO NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA" serão submetidas à análise de dois membros do corpo editorial da revista: um deles pertencente ao Conselho Editorial da Revista; e, o outro, à Comissão Editorial da mesma. Ressaltamos que o processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

As colaborações poderão ser:
a. Rejeitadas;
b. Aceitas sem restrições.
c. Aceitas com restrições

Em caso de pareceres antagônicos, um terceiro parecerista, será convidado para o desempate. Apenas artigos serão submetidos a dois pareceristas. As demais colaborações serão submetidas a apenas um parecerista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de indexação

  • Biblioteca Virtual de Educação
  • Comissão Nacional de Energia Nuclear - Livre
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • New Jour
  • Journal Finder
  • WorldCat
  • SJLibrary
  • Latindex - Catálogo

Copyright

Na medida em que o trabalho for aceito pelos Conselho e Comissão Editorial, os autores comprometem-se a transferir os direitos autorais para a "REVISTA ELETRÔNICA ACOLHENDO A ALFABETIZAÇÃO NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA".

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Catalografia Norte/Sul
  • Projeto Acolhendo
  • Agência FAPESP

Histórico do periódico

Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa é fruto do convênio estabelecido entre a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo - Brasil) no âmbito do edital Pró-África do CNPq de 2005.