SUSTENTABILIDADE E O MERCADO FINANCEIRO: ESTUDO DO DESEMPENHO DE EMPRESAS QUE COMPÕEM O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Authors

  • Renan Gazarini Cristófalo Universidade Federal de São Paulo
  • Alexis Shinji Akaki Universidade Federal de São Paulo
  • TATIANA CAMASMIE ABE Universidade Federal de São Paulo
  • Simone Georges El Khouri Miraglia Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

Sustentabilidade, ISE, Mercado financeiro, Desempenho

Abstract

Nas últimas décadas, o tema sustentabilidade tem sido profundamente discutido por meio das conferências e estabelecimento de protocolos internacionais, o que obrigou o mundo corporativo a adaptar-se aos novos anseios da sociedade e do Estado que buscavam o equilíbrio das esferas social, ambiental e econômica. No mercado de capitais o impacto foi refletido por meio do surgimento de carteiras teóricas compostas por empresas consideradas benchmark na gestão corporativa sustentável. Este estudo tem como propósito avaliar o desempenho de empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa (ISE), em contraponto com empresas de mesmo segmento econômico ausentes do índice, no intuito de observar se práticas de sustentabilidade colaboram na valorizac¸ão das ac¸ões das empresas. Foram analisadas oito empresas pertencentes a quatro segmentos diferentes, de 2006 a 2014. Consideraram-se os aspectos quantitativos, como volatilidade dos prec¸os das ac¸ões e valorizac¸ão. Os resultados demonstraram que, sob o ponto de vista estritamente quantitativo, as empresas que compõem o ISE do segmento de bancos e petroquímicos apresentaram bom desempenho, enquanto as empresas do segmento de energia elétrica e de papel e celulose apresentaram desempenho insatisfatório. Dessa forma, não foi possível determinar uma correlac¸ão específica entre o ISE e a valorizac¸ão das ac¸ões ou sua volatilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-03-30

Issue

Section

Outras Áreas

How to Cite

SUSTENTABILIDADE E O MERCADO FINANCEIRO: ESTUDO DO DESEMPENHO DE EMPRESAS QUE COMPÕEM O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). (2017). REGE Revista De Gestão, 23(4), 286-297. https://revistas.usp.br/rege/article/view/129030