ESTILOS DE APRENDIZAGEM E JOGOS DE EMPRESA: A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE ESTRATÉGIA DE ENSINO E AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Keywords:
Jogos de empresas, Metodologias ativas de ensino, Estilos de aprendizagemAbstract
Os estilos de aprendizagem demonstram o comportamento de indivíduo e sua capacidade de perceber e processar informac¸ões. O uso de jogos de empresas baseados em simulac¸ão, como estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem, propicia a participac¸ão ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem e, dessa forma, há um desafio de identificar como eles aprendem e respondem àquilo que estão estimulados. O objetivo desta pesquisa é analisar a relac¸ão entre os estilos de aprendizagem e a percepc¸ão dos alunos na aplicac¸ão de jogos de empresas como estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem. As percepc¸ões dos alunos sobre estratégia de ensino foram coletadas por meio do instrumento de pesquisa sobre os fatores facilitadores do aprendizado e ambiente de aprendizagem. A análise dos resultados foi feita por meio de técnicas de estatística descritiva, análise fatorial e análise de variância. Como principais resultados, os estilos de aprendizagem apresentaram diferenc¸a significativa na estratégia de ensino nas dimensões de processamento e de entrada. Na dimensão de processamento, as diferenc¸as significantes foram apresentadas no fator relacionado à resoluc¸ão de problemas, enquanto na dimensão de entrada as diferenc¸as foram no fator sobre o comportamento gerencial. Em relac¸ão à qualidade do ambiente virtual, os estilos de aprendizagem não foram significantes para a dimensão de percepc¸ão e apresentaram diferenc¸as significante na dimensão de processamento para a utilidade percebida, na dimensão de entrada para a qualidade de informac¸ão e na dimensão de organizac¸ão para a facilidade de uso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-25
Issue
Section
Ensino em Administração
How to Cite
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E JOGOS DE EMPRESA: A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE ESTRATÉGIA DE ENSINO E AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. (2017). REGE Revista De Gestão, 24(1), 72-84. https://revistas.usp.br/rege/article/view/131535