O intercâmbio entre a Índia e o Império Romano durante os primeiros séculos da Era Cristã
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1961.121511Palavras-chave:
Império Romano, Índia, OrienteResumo
Há mais de oitenta anos o ilustre arabista Reinaud, que possuia o espírito de um grande historiador, ao qual, em muitos domínios, aliava a consumada experiência de um especialista, consagrou uma longa memória às relações de Roma com a fn-ci a e as regiões circunvizinhas (1) . Através de aprofunda-dos estudos e discussão das fontes latinas, procurava mostrar que os romanos, no início do Império, preocupavam-se muito mais do que poderíamos supor com as regiões indús e respecti-vos soberanos . Talvez dedicasse êle demasiada importância a breves alusões feitas pelos poetas latinos à índia e aos indús. E' verdade que os historiadores especializados do mundo oci-dental, pouco preparados para admitir que a índia pudesse ter desempenhado um papel na história universal por êles conce-bida, sempre deram pouca atenção à memória de Reinaud . Hoje, entretanto, os trabalhos dos historiadores do comércio e da navegação, os estudos e as descobertas dos induistas demonstram-nos que, no conjunto, Reinaud tivera razão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).