Vanitas: uma estrutura emblemática de fundo moral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i136p83-100Palavras-chave:
Minas Gerais, período colonial, vanitas, emblema, pintura colonialResumo
Este trabalho faz parte da dissertação de mestrado Os símbolos da morte e a morte simbólica, defendida em 1994 pelo Departamento de História da FFLCH/USP. Nosso objetivo é o estudo de duas representações pictóricas do período colonial mineiro, as quais apresentam estruturas formais e conceituais semelhantes. Através destas estruturas, tentaremos resgatar os modelos que deram origem a estas representações, levando em consideração o período e o contexto cultural de onde partem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1997-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FRONER, Yacy-Ara. Vanitas: uma estrutura emblemática de fundo moral . Revista de História, São Paulo, n. 136, p. 83–100, 1997. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i136p83-100. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18813.. Acesso em: 26 nov. 2024.