Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73Palavras-chave:
Cultura de Massas, Cinema, Representações Femininas, Urbanização, ModernidadeResumo
Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1998-12-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PINTO, Maria Inez Machado Borges. Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 . Revista de História, São Paulo, n. 139, p. 63–73, 1998. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863.. Acesso em: 16 dez. 2024.