Crise social, tirania e difusão do dionisismo na Grécia arcaica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i116p75-104Palavras-chave:
Grécia arcaica, Crise social, DionisismoResumo
(primeiro parágrafo do artigo)
Os historiadores que estudam o período arcaico da história grega assinalam com freqüência que os tiranos desta época (meados do século VII ao final do século VI) incentivaram os cultos populares, dentre os quais o dionisismo. O interesse de tal observação é evidente. Tratando-se de uma transformação religiosa estritamente vinculada a uma mudança na formação econômica e social das cidades gregas, poderíamos obter de tal estudo preciosas observações teóricas sobre as relações entre o econômico, o político e o religioso num dado momento, num quadro geográfico delimitado. Tanto mais que, em se tratando do fim do arcaismo grego, estamos situados no momento em que o próprio "político" se constitui em esfera sentida como autônoma, em que o mito começa a ser reelaborado segundo novos princípios, que se mostram cada vez mais questionadores dos seus fundamentos.
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