Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107705Palavras-chave:
indústria cultural, praxeologia, economia, música, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ludvig von Mises, Escola de Frankfurt, Escola AustríacaResumo
Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises. O termo Kultureindustrie de Theodor Adorno e Max Horkheimer representa uma leitura pessimista acerca dos procedimentos de fabricação em série a que a produção artística e cultural tem sido submetidas após a Revolução Industrial. As normas de produção e comercialização, e a regulamentação das profissões, todas estão sob controle estatal, isso implica, segundo Mises, em favorecimento das iniciativas que representem os interesses dos políticos, e não do povo. A livre iniciativa privada nos segmentos educacional, cultural e artístico, dessa forma, fica impedida ou dificultada de operar fora dos interesses daqueles que estão no poder. Mas a atividade artística é individualista, e é necessária liberdade de negociação e, no âmbito poético, de expressão.Downloads
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Publicado
2015-11-24
Edição
Seção
Artigo
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Como Citar
Santos, R. R. (2015). Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises. Revista Da Tulha, 1(1), 239-250. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107705