A composição original para vozes infantis e infanto-juvenis e suas interfaces com a contemporaneidade, tradição e a literatura popular e neofolclórica

Autores

  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108800

Palavras-chave:

canto coral, educação musical, sociedades complexas, composições originais para voz

Resumo

O desenvolvimento do canto coral como instrumento essencial na área de Educação Musical faz com que se tornem necessárias as investigações sobre a produção de materiais didático-pedagógicos para o ensino básico, médio e avançado do canto coral como ferramenta para a educação musical de crianças e jovens. A demanda por materiais pedagógicos que sejam alinhados às crescentes pesquisas nas áreas de técnica vocal infantil, partindo da interação das áreas teórico e performáticas com as áreas da educação musical, apontam a necessidade de projetos integrados em composição, interpretação, execução, pesquisa e educação musical. Partindo das propostas de Émile Jaques-Dalcroze (1865–1950) e Zoltán Kodály (1882–1967), Boysen e Enevold, pretende-se neste artigo fazer um levantamento para a produção de tais materiais, assim como da adaptação de materiais existentes, e a composição de materiais originais que contemplem as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três grandes áreas da música e suas respectivas interfaces e interdisciplinaridades: composição, interpretação/execução e pesquisa.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

A composição original para vozes infantis e infanto-juvenis e suas interfaces com a contemporaneidade, tradição e a literatura popular e neofolclórica. (2015). Revista Da Tulha, 1(2), 444-460. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108800