A Presença da Viola Caipira na Missa Caiçara de Kilza Setti: aspectos objetivos e subjetivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120349

Palavras-chave:

Viola Caipira, Missa Caiçara, Kilza Setti, Mulheres Compositoras, Música Brasileira.

Resumo

Este artigo analisa a Missa Caiçara da compositora brasileira Kilza Setti, enfocando sua escolha de incluir a viola caipira entre os instrumentos frequentemente utilizados neste gênero musical. São discutidos alguns aspectos objetivos e subjetivos do processo composicional da obra, com objetivo de esclarecer os procedimentos técnicos e estilísticos usados por sua autora. Entre os aspectos objetivos encontra-se o emprego de elementos musicais específicos encontrados na música das comunidades de pescadores, como acordes rasqueados da viola caipira e motivos rítmicos derivados do fandango português. Em caráter mais subjetivo Kilza presta homenagem a São Gonçalo, santo louvado pela comunidade pesqueira pela proteção a mulheres inférteis e prostitutas, citando uma melodia tradicionalmente cantada em suas festas. Devido à pequena quantidade de trabalhos existentes sobre a Missa Caiçara de Kilza Setti, as principais fontes utilizadas foram uma entrevista realizada com a compositora em 2016, sua pesquisa de Doutorado acerca da música das comunidades caiçaras e a Dissertação de Mestrado de José Luiz Chamorro Ribalta sobre a peça, além da partitura e gravação da música em questão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Monteiro Silva, Universidade de São Paulo
    Pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP onde desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sobre Compositoras Latino-americanas. É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor"(Ficções, 2011), coautora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (Vieira, 2013) e "Pesquisa e Práticas Interdisciplinares em ambientes musicais" (Vieira, 2015). Gravou em 2012 o CD "Clara Schumann lieder e piano solo" em parceira com a cantora Clarissa Cabral, com quem formou o Duo Ouvir Estrelas (www.duoouvirestrelas.com). Seu trabalho enfoca principalmente a produção musical de mulheres compositoras e a música latino-americana.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A Presença da Viola Caipira na Missa Caiçara de Kilza Setti: aspectos objetivos e subjetivos. (2016). Revista Da Tulha, 2(1), 42-59. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120349