A viola caipira no Dandô: cultura popular e meio ambiente

Autores

  • Jussânia Borges Corrêa Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120505

Palavras-chave:

Cultura popular, Etnografia, Viola caipira, Ecomusicologia.

Resumo

Este artigo investiga o Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, buscando compreender seus significados, bem como o papel da Viola Caipira nesse contexto. O texto discute autores como Geertz (2012), Merriam (1964), Seeger (2008), Blacking (1974), Cambria (2015), Vilela (2013), Brandão (2008, 2009), dentre outros. Foi realizada uma etnografia de dois espetáculos do projeto Dandô em Brasília, com os violeiros João Arruda e Victor Batista, e verificou-se que as músicas apresentadas transmitem um discurso de defesa da cultura popular e do meio ambiente. Este entrelaçamento entre música e natureza nos reporta à Ecomusicologia, que pode oferecer novas abordagens de antigos problemas de música e cultura por meio de estudos conectados a questões ambientais.

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Biografia do Autor

  • Jussânia Borges Corrêa, Universidade de Brasília - UnB

    Jussânia Borges Corrêa é aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação “Música em Contexto” do Departamento de Música/ Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB, na área de concentração “Teorias e Contextos em Musicologia”.

     

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A viola caipira no Dandô: cultura popular e meio ambiente. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 77-93. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120505