Viola Caipira: criação e reflexão estética baseadas na livre improvisação, no timbre e no gesto musical

Autores

  • Fábio Rodrigo Serpe Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Roseane Yampolschi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120521

Palavras-chave:

viola caipira, livre improvisação, composição musical, música contemporânea.

Resumo

O autor desta pesquisa desenvolve um trabalho artístico na área de criação musical a partir de uma aproximação entre a viola caipira, desde seu contexto performático e sócio-cultural, e o universo da música contemporânea, particularmente, por meio de estudos sobre a improvisação, timbre e gesto. Este trabalho tem por finalidade apresentar novas possibilidades sonoras e composicionais para a viola caipira, de modo a ampliar o seu repertório. Desse modo, o autor se vale de uma investigação de elementos característicos do repertório tradicional da viola caipira – tanto do ponto de vista de seus materiais musicais como dos resultados sonoros gestuais mais idiomáticos –, do estudo de processos de escrita e da pesquisa de técnicas estendidas na performance deste instrumento e de outros afins na música atual. Estas atividades serão complementadas com a livre improvisação servindo como reservatório de materiais experimentais a serem desenvolvidos durante a composição. Posteriormente, será elaborado um memorial, com detalhamento das decisões relevantes tomadas durante o processo compositivo, bem como uma reflexão sobre as escolhas estéticas, gestos e técnicas utilizadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Rodrigo Serpe, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Mestrando no PPGMúsica da UFPR, na área de concentração Interpretação/Processos criativos, linha de pesquisa Teoria, Criação Musical e Estética Musical. Graduado em Licenciatura em Música pela UNESPAR/EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, com atuação em composição e produção musical, performance, arranjo, gravação. 
  • Roseane Yampolschi, Universidade Federal do Paraná

    Roseane Yampolschi é compositora e professora da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, exerce o cargo de Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFPR. Realizou, na área de Criação Musical, o Pós-Doutorado no Kings College (Londres, 2014), o Doutorado e Mestrado, respectivamente, na Universidade de Illinois (EUA, 1997) e na Eastern Illinois University (EUA, 1993) e o Bacharelado, na UFRJ (1986), Na área de Filosofia, completou o curso de especialização lato sensu, na UFMG (2002). Foi Editora-Chefe da Revista Música em Perspectiva, da UFPR, de 2008 a 2010. O seu interesse na pesquisa está voltado para temáticas que tratam da gestualidade e do corpo na criação musical, da estética/poéticas contemporâneas na música (acústica e eletroacústica) e na arte sonora (instalações, vídeo-arte, música para cinema etc.). Na área de criação sonora, seus trabalhos têm se destacado por meio de festivais e de prêmios/distinções nacionais e internacionais (WORLD MUSIC DAYS [Noruega e România], THE UNIVERSITY OF ILLINOIS PERFORMING AND CREATIVE FELLOWSHIP, THE CHAMBERS PLAYERS OF THE LEAGUE [Nova York] BIENAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA - FUNARTE, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA). Recebeu bolsas de estudo e auxílios da Capes, do CNPq, do Centro Interdisciplinar de Estudos do Século XX [Portugal], UFMG - FAFICH, FAPEMIG, University of Illinos at Urbana -Champaign [USA] e da Eastern Illinois University [EUA]. Mais recentemente, recebeu o prêmio do INTERNATIONAL FUND FOR THE PROMOTION OF CULTURE, da UNESCO, para coordenar e criar, em colaboração, o projeto WEAVING MUSIC FOR RADIO, BY LATIN AMERICAN WOMEN COMPOSERS (2017).

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

Viola Caipira: criação e reflexão estética baseadas na livre improvisação, no timbre e no gesto musical. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 29-46. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120521