A viola caipira na Festa de Santo Reis em uma cidade do sul de Minas Gerais

Autores

  • Rafael Marin da Silva Garcia PPGMUS - Escola de Música / Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120541

Palavras-chave:

Viola Caipira, Festa de Santo Reis, Catolicismo rústico, Regionalismo e Universalismo

Resumo

A presente comunicação apresenta um breve panorama da utilização da viola caipira na Festa de Santo Reis realizada na cidade de Alfenas, sul de Minas Gerais. A presença da viola caipira na instrumentação das Companhias de Reis reflete a forte ligação que os foliões destes grupos tradicionais possuem com a chamada música caipira tradicional de raiz e sertaneja, da qual resulta uma interessante sobreposição de estilos e práticas musicais mesmo quando a viola caipira está sendo utilizada exclusivamente para atender propósitos sagrados e mágico-religiosos da festividade. Assim, a Festa de Santo Reis na cidade estudada possui como uma de suas características um constante diálogo entre o regionalismo da dimensão profana, representado pela música caipira e sertaneja, e o universalismo da dimensão sagrada e mágico-religiosa do catolicismo rústico, representado pelos hinos de adoração a Santo Reis. Embora este diálogo entre práticas musicais diferentes seja conduzido por um conjunto de instrumentos, a viola caipira se apresenta como o instrumento que dinamiza tanto os discursos que representam a dimensão regional e profana, ligada à música caipira, quanto os discursos que representam o universalismo sagrado da Festa de Santo Reis, possuindo então um importante papel catalizador e aglutinador destas diferentes práticas musicais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Marin da Silva Garcia, PPGMUS - Escola de Música / Universidade Federal de Minas Gerais
    Instrumentista, compositor, arranjador e pesquisador da cultura popular brasileira. De 2012 a 2013 foi coordenador do curso de Música-EaD da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e desde 2011 é professor de violão popular e viola caipira do Centro Municipal de Música “Prof.ª Walda Tiso Veiga” na cidade de Alfenas/MG. É bacharel em Música pela ECA/USP, licenciado em Educação Artística pela FFCLRP/USP, bacharel em Ciências Sociais pelo ICHL-UNIFAL, mestre em Etnomusicologia pelo IA-UNESP e doutorando em Música pela Escola de Música da UFMG. Possui experiência nas áreas de Artes e Antropologia Social com ênfase em Música, Performance, Cultura Popular, Música Caipira e Processos de Modernização.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A viola caipira na Festa de Santo Reis em uma cidade do sul de Minas Gerais. (2016). Revista Da Tulha, 2(1), 92-99. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120541