Carinhoso, de Pixinguinha, para viola de 10 cordas solo: arranjo e análise

Autores

  • Marcus Ferrer Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.128894

Palavras-chave:

Viola de 10 cordas, Choro, Arranjo, Análise.

Resumo

A viola vem se desenvolvendo no Brasil ao longo de cinco séculos e tem participado/ajudado na construção das tradições culturais do país. Além do vasto repertório já consolidado, nosso olhar volta-se para outros ambientes culturais/musicais e procura testar, basicamente por meio de composições, de arranjos e de transcrições, a possibilidade utilização deste instrumento. Neste artigo, apresentaremos uma das linhas/ambientes com os quais temos lidado, como foco de nossa pesquisa com a viola - o Choro, com um arranjo da obra Carinhoso, de Pixinguinha.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Ferrer, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutor em Teoria e Prática da Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Mestre em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Compositor, violonista e violeiro. Fundador e integrante da Orquestra de Cordas Brasileira. A O.C.B. ganhou três prêmios Sharp: melhor grupo de música instrumental e melhor disco de música instrumental; e melhor disco de música instrumental com Chiquinho do Acordeon e Raphael Rabello. 3º lugar no II Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola com sua obra Toada Serra Mar. Suas composições já foram apresentadas nos Estados Unidos, na Dinamarca, na França e em Portugal.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Conferência

Como Citar

Carinhoso, de Pixinguinha, para viola de 10 cordas solo: arranjo e análise. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 94-153. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.128894