Homeopatia: ciência, filosofia e arte de curar

Autores

  • Marcus Zulian Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v85i2p30-43

Palavras-chave:

Homeopatia, Educação médica, Filosofia, Pesquisa biomédica, Cura/tendências.

Resumo

O texto busca esclarecer as peculiaridades da homeopatia que, apesar de fazer parte do rol das especialidades médicas brasileiras desde 1980, não é ensinada na maioria das escolas médicas. Associada a esta lacuna na educação dos estudantes de medicina, a aplicação de pressupostos distintos dos propagados pela ciência hegemônica contribui à disseminação de preconceitos arraigados à cultura médica, afastando graduandos e graduados do aprendizado de uma prática bisecular que deveria estar incorporada ao arsenal terapêutico vigente. Empregando um princípio de cura que estimula o organismo a reagir contra sua enfermidade (princípio da similitude) e valorizando a individualidade enferma em seus aspectos bio-psico-sócio-espirituais, o modelo homeopático favorece a relação médico-paciente e estimula o raciocínio holístico na compreensão do complexo fenômeno do adoecimento humano, propiciando uma terapêutica de baixo custo, isenta dos efeitos colaterais dos fármacos modernos e que incrementa a resolutividade clínica das doenças crônicas em geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Zulian Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Coordenador da disciplina optativa “Fundamentos da Homeopatia” (MCM0773) e da “Liga de Homeopatia” da  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2006-06-21

Edição

Seção

Aprendendo

Como Citar

Teixeira, M. Z. (2006). Homeopatia: ciência, filosofia e arte de curar. Revista De Medicina, 85(2), 30-43. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v85i2p30-43