A Hora da Estrela entre a ficção e a realidade: ou o trágico em Macabéa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2017.117093Resumo
Explicitaremos as relações entre ficção e história, tendo como objeto A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Tal escolha se deve pelo fato da obra clariceana ser caracterizada como intimista, embora acreditemos que seja possível compreender as consequências sociais acarretadas pelo processo de modernização no Brasil, ocorrido na segunda metade do século XX, através da análise não só da personagem Macabéa, como também do narrador Rodrigo S. M., de modo a situar a obra entre ficção e realidade. É nessa zona de indeterminação e ambivalência que se instaura o caráter trágico de Macabéa, ao afirmar a vida diante da morte.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-02-03
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Masuda, F. T., & Almeida, R. de. (2017). A Hora da Estrela entre a ficção e a realidade: ou o trágico em Macabéa. Intelligere, 3(1), 31-41. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2017.117093